Você quer?

Chega uma hora que não basta dizer que quer! Querer não é suficiente se as ações forem contrárias ao que desejamos.

Hoje me deparei com uma série de situações em que a manifestação do desejo (dizer que quer) é totalmente contrária aos atos de realização.

Estou há 4 anos dizendo que quero realizar algumas coisas, mas será que eu quero mesmo? A manifestação dessa mudanças requerem algumas ações, pesquisas, mudanças, entrega e apesar de eu ter me entregado, mudado, agido em muitas coisas paralelas, nenhuma dessas realizações foram diretas, nenhuma delas seria capaz de manifestar esse desejo.

Ahhh! Mas eu tenho muitos motivos (desculpas) para não ter feito o que deveria… pois é! Mas se eu tenho desculpa, será que eu desejo verdadeiramente nesse momento? Não estou dizendo que as desculpas não sejam reais, mas estou afirmando que há coisas mais importantes, que eu posso até querer algo, mas tem algo em mim que ou não quer, ou não quer agora. E nesse momento é muito importante investigar o que diz o nosso “não-consciente”. (Discussão longa, mas tenho acreditado que poucas coisas são inconscientes, a maioria apenas não tomamos consciência por autoengano… ai ai ai minha aulas de lógica na faculdade…)

Vou dar alguns exemplos: quero mudar algo na minha alimentação, um chamado que tenho sentido há algum tempo. Para isso vou precisar me organizar e fazer uma mudança mental principalmente. Eu quero? Sim. Inclusive o chamado existe, mas estou cansada demais para mudar algo nesse momento. Então pergunto novamente: eu quero? Não! Eu não quero mudar. Se eu não quero mudar agora, então não quero de verdade.

Exemplo dois: quero estar em forma antes do verão, pq sou boba o suficiente por me deixar influenciar pelo padrão estético social, pq o condicionamento físico me deixa mais disposta, pq aumenta minha autoestima e humor, mas… eu estou tão cansada que se tiver 5min eu quero ficar sentada. Eu quero? Sim! Minha desculpa é real? Sim! Eu quero mudar? No fundo não! Logo…

Quando fazemos este exercício de olhar as nossas desculpas como algo real nos mostrando que até podemos querer uma coisa, mas tem algo mais importante antes, ou tem algo que no fundo não desejamos, nos permitimos assumir responsabilidades. Quando assumimos a responsabilidade pelo momento presente abrimos a chance de uma mudança. Ou existe um “click” interno de consciência e mudamos o comportamento que gerava um obstáculo, ou seguimos por outro caminho abandonando a ideia original, mas nos dois casos existe uma mudança de ação e de consciência.

Quantas pessoas eu conheço que queriam viajar, mas tinham muitas coisas para fazer antes. Queriam um relacionamento, mas não abriram espaço na vida para o outro. Queriam mudar a alimentação, mas desde que não tivessem que deixar de comer nada. Queriam algo, mas sempre como um sonho a acontecer no futuro pq sempre existia algo mais importante a ser feito primeiro. Quantas pessoas conhecemos que sempre tem uma condição a ser cumprida, algo a ser feito antes de viver?!

Passamos muitos anos sendo treinados a ignorar o que queremos em nome de convenções sociais. Você já viu um brasileiro ser convidado para algo e dizer não, ainda que ele saiba que não vai ou não queira ir? As convenções culturais, educação, religião, etc nos treinam a não assumirmos o que queremos e sim darmos desculpas. Então como crianças pedindo aprovação e não tendo maturidade para encarar as consequências seguimos dizendo que queremos e acreditando em nossas desculpas.

A vida é feita por escolhas a todo momento e não há certo ou errado, mas existe um assumir a responsabilidade, ficar cara a cara consigo mesmo e assumir o que se deseja. Deixar de esconder e ser honesto. Nos tornarmos fortes para enfrentarmos nossas verdadeiras escolhas, pq no fundo, estamos vivendo uma dessas escolhas, mesmo sem assumir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s