Ahimsa

Ahimsa é um princípio de não violência, não cometer qualquer violência com outros seres ou consigo mesmo. Não se trata apenas da violência física, mas a violência contida nos alimentos, produtos, pensamentos, sentimentos…


Esse período de pandemia deixou claro que as pessoas tem pensamentos diferentes, muitas vezes ambos bem fundamentados em tudo o que da credibilidade, mas que não estão dispostas a conviver ou permitir pensamentos e ações diferentes da sua linha de pensamento.


Tudo aquilo que nós incomoda no outro deve ser trabalhado internamente.
-“Ah… mas eu não tenho que trabalhar nada, o outro usa máscara, ele é um “sbrubles” que não leu os estudos xwf!”
-“Ah não, eu não tenho que me trabalhar, o outro que não usa máscara está errado, é um anti ciência e os estudos científicos que ele ainda não estão corretos, os meus cientistas que estão…”


Esses exemplos parecem bobos, mas são reduções das grandes discussões nas redes. Máscaras, vacinas, aglomeração, abertura/lockdown… todo mundo tem um adorável cientista pra chamar de seu e com isso se permite atacar o outro e gerar mais violência.


Muita gente amaldiçoando outros publicamente sem se dar conta (colocar foto de alguém sem máscara e dizer que tomara que morra sem ar se pegar a doença, ou tomara que tenha o que merece é amaldiçoar! Colocar uma pessoa de máscara e ridicularizar dizendo qualquer coisa é também uma forma de maldição).


Passamos um ano num estado de stress absoluto dizendo: tudo vai passar, mas essas criações de violência feitas durante esse ano não passarão. Teremos que lidar com elas.
A única certeza que tivemos nesse período é que independente de pandemia nosso sistema imunológico precisa melhorar e não fizemos ou pouco fizemos para isso acontecer. Em um ano poderíamos ter pessoas mais saudáveis aprendendo a cuidar do que ingerem, do que passam no corpo/casa, cuidando de como respiram, de como se movimentam e cuidam de seus corpos. Em um ano poderíamos aprender a não praticar a violência em muitos níveis, inclusive conosco, ato que eleva a energia e melhora o sistema imunológico. Com a mudança individual em um ano praticando a não violência poderíamos ter mudado não apenas nosso mundo interior, mas essas ações reverberariam em todo o sistema. Provavelmente algumas estruturas não se sustentariam, mas muitas outras se criariam.

A não violência é um conceito profundo, cada um pode descobrir pequenas violência em sua conduta de vida de acordo com o que está aberto a ver e confirme se modifica essas condutas mais e mais vamos liberando e apurando o olhar interno.

Teremos pelo menos mais um ano pela frente de muitas incertezas antes de pensar em um novo estilo de vida, o que existia antes não tem volta, veremos o que estamos criando como nova realidade… mas uma coisa é certa, podemos construir a cada momento uma existência com menos violência, podemos cuidar dos nossos corpos, podemos cuidar do nosso sistema imunológico. Podemos cuidar da energia que , dos pensamentos e emoções. Podemos ir eliminando a dor e sofrimento e com isso transformar a realidade.

Talvez a vida não volte ao “normal”, mas se começarmos a cuidar de nós mesmos quem sabe poderemos criar algo muito melhor…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s