Suco verde – dicas

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Folhas lavadas secando no varal (sup). Folhas embaladas (esq). Ingredientes lavados e embalados na geladeira prontos para uso (dir).

Aprendi nesse tempo que tenho feito o suco verde que há muitas correntes falando sobre receitas e formas de fazer. Uma delas fez mais sentido pra mim, a que eu sigo, mas ainda tive muitas dúvidas do que fazer no processo prático. Então deixo dicas do que serviu para mim!

* Lave toda a salada assim que comprar. Se as coisas estiverem lavadas não haverá a preguiça de fazer isso todos os dias. Prefiro passar 3 a 4 horas de uma vez fazendo isso do que 30 minutos cada dia.

* Seque tudo muito bem. Já tentei todo tipo de secador de salada, mas o melhor foi pendurar um varal retrátil na sobre a bancada da cozinha. Lave e deixe passar a noite secando. Se vc tem gatinhos como eu, cubra com um tecido fino para evitar as brincadeiras com as saladas.

* Guarde tudo em potes com algum furo para respirar e com papel toalha no fundo e como divisória entre tipos de salada. Não quer gastar o papel toalha? Use aquele que é mais resistente, dá para lavar e reutilizar várias vezes ou então com algum pano fininho.

* Separe as folhas mais velhas e use em primeiro lugar ou até mesmo jogue fora. Se você deixar uma folha começar a estragar ela pode acabar com todas as outras. Melhor jogar fora uma folha do que perder todo o resto, ou então use o mais rápido o possível.

* Comece a ir nas feiras de orgânicos ou lojas que vendam orgânicos. Isso passa a ser um programa e você começa a conhecer pessoas que também estão fazendo isso, conhecer receitas, isso anima muito.

* Não tomou de manhã? Tome a qualquer momento do dia. Não crie regras tão rígidas que impeçam você de querer continuar.

* Alguns dias suas combinações vão sair incríveis, outras horríveis. Tenha sempre um limão extra para colocar no seu suco quando sua combinação não for das melhores, mas aprenda a tomar mesmo assim, você verá que até os dias que a combinação não foi legal é gostoso tomar.

* Se você está começando e também é da linha que não adiciona água e usa muitas muitas folhas, não use muitas folhas fortes e amargas de uma vez, isso pode desanimar.

* Utilize os alimentos com as cascas, talos e raízes.

* Guarde os talos das verduras para utilizar nos seus sucos.

* Prefira os orgânicos e sempre que possível os alimentos da estação e risque os alimentos transgênicos da sua alimentação!

* Não sei como as folhas congeladas se comportam. Eu não gosto muito de congelar as coisas, mas quando sei que não vou ter tempo ou se determinado tipo de folha está estragando, eu bato as folhas separadas com pepino e se precisar um pouco de limão, passo por um tecido fininho para coar ficando só com o líquido (exatamente como no processo do suco) e congelo em forminhas. Na hora de fazer o suco bato junto uma dessas porções congeladas, ou se você não tem tempo pode fazer o suco completo e descongelar na noite anterior.

* Preferencialmente beba imediatamente após preparar.

 

Como eu gosto de fazer meu suco:

 

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Exemplo dos ingredientes de um dia de suco (esq). Purê dos ingredientes batidos (dir sup). Purê sendo coado e espremido em tecido fininho (dir inf).

* 1 maçã e 1 limão. As únicas frutas que uso são maçã e limão. Existe uma teoria que diz que a clorofila não é tão bem aproveitada com outras frutas, mas há diversas correntes recomendando outras frutas. Informe-se e veja o que faz mais sentido para você.

* 1 cenoura e/ou 1 batata yacom. Adoro cenouras de cores diferentes e/ou batata yacon para deixar um docinho, mas também porque são alimentos excelentes para o organismo. Todos os alimentos aqui tem funções q propriedades que poderiam ser muito bem explicadas, mas estou simplificando 🙂

* 1 ou 2 pepinos. A teoria que sigo é de não usar água e só bater com a água dos alimentos que é uma água estruturada.

*1 maço de folhas com 5 tipos de folhas diferentes. Utilizo basicamente um liquidificador cheio de folhas picadas em termos de quantidade ou o equivalente a um maço. A variedade das folhas garante uma variedade maior de vitaminas e nutrientes. Gosto de variar sempre e só usar aquelas que me sinto segura em comer crua. Já ouvi pessoas colocando urtiga, taioba, mas eu prefiro me manter nas PANCS e outras verduras que eu me sinta segura comendo crua.

* 1 pedaço de gengibre ou cúrcuma.

* 2 CS de oleaginosas/sementes hidratadas. Gosto muito de nozes, castanha de caju e castanha do Pará. Deixo a noite de molho para usar no dia seguinte. Tem quem use linhaça, chia hidratados e outros.

* Óleos essenciais, spirulina, clorela e outros. Prefiro adicionar com o suco já coado.

Espremer o limão e bater o pepino em primeiro lugar, isso irá gerar uma massa com bastante água que irá facilitar bater os demaias ingredientes. Ir adicionando o restante dos ingredientes aos poucos e fazendo o liquidificador de coqueteleira. Garanto que não precisa de nadinha de água para bater se for fazendo como coqueteleira e agitando bastante. Depois que tudo estiver bem batido, você irá obter um purê. Coloque esse purê verde num tecido fininho (panela furada) e vá apertando com cuidado para sair todo o líquido. No final você irá terminar com um belo suco verde e uma bolota de fibras que estou tentando achar uma utilidade, mas enquanto isso jogue fora. Há quem faça bolos, tortas, etc. Eu acho que é uma quantidade muito grande de fibras, considerando que ainda irei comer mais vegetais e frutas durante o dia, além de não ter o costume de fazer bolos e biscoitos, mas devem ficar muito interessantes.

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Suco pronto e as sobras no pratinho.

Na foto o pratinho mostra a bolota de fibras após passar o suco pelo tecido para coar.

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